Além disso, os que conseguem finalizar sua obra esbarram em outra complicação muito maior. As editoras, na sua maioria, não conseguem apreciar o grande volume de livros de novos autores que chegam até seus escritórios. Sem contar que muitas nem mesmo recebem obras para averiguação, o que acarreta em diversos livros escritos que nunca serão publicados. Pensando nesse problema, muitas editoras estão começando a fornecer ferramentas na web onde novos autores podem publicar e divulgar seus livros de forma gratuita, conforme divulgado no portal IG.
O site brasileiro criado por Guerra Neto, Ricardo Almeida e Anderson de Andrade é um dos pioneiros no mercado editorial brasileiro. O Clube de Autores, segundo os fundadores já representa 10% da produção anual de livros no mercado brasileiro. A ferramenta é bastante simples, basta realizar o upload do livro diagramado e escolher o tipo de papel e de capa ou optar por um modelo de venda somente do produto no formato digital. Além disso o autor escolhe quanto quer ganhar de participação na venda do livro, o que encarece um pouco o produto mas da liberdade para o autor gerenciar seus ganhos sem contratos predatórios.
Home-Page do Clube de Autores. (http://www.clubedeautores.com.br/)
Outro serviço similar para o mercado nacional é o Perse. A mecânica envolvida na publicação é muito similar ao Clube de Autores assim como o modelo de negócios adotado. A empresa foi criada por Antônio Hércules após trabalhar mais de 20 anos no mercado editorial e perceber as dificuldades em publicações de novas obras. “Quis juntar a expertise anterior com o mercado editorial e meus relacionamentos, então surgiu a possibilidade de montar o negócio”, conta o empresário.
No Perse o título é publicado de forma gratuita e, no preço final, a PerSe adiciona 25% da quantia escolhida pelo escritor pelos direitos autorais. Já no caso do e-book, o autor fica com aproximadamente 70% do preço de venda, já que não há custo de impressão do livro.
Home-Page do Perse.(http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/home.aspx)
Seguindo esta linha de novas ferramentas, a gigante Saraiva lançou em Maio de 2013 o Publique-se, uma plataforma de auto-publicação e edição. O principal diferencial neste serviço é que seu livro publicado será divulgado e distribuído na própria loja on-line do Grupo.
Os ganhos são em média de 35% do valor da obra.e segundo Frederico Indiani, diretor comercial da unidade de negócios de varejo do grupo, "O tráfego de comercialização dos livros é protegido pelo sistema. O autor também tem a opção de proteger seu trabalho com o DRM, evitando distribuição ilegal, empréstimo de obras ou cópias não autorizadas”
Home-Page do Serviço.(http://www.livrariasaraiva.com.br/publique-se/)
Sonha em publicar sua história? Não há mais motivos que o impeça, finalize seu projeto e nos proporcione horas de diversão.
Fonte: Portal IG Noticias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui comentários, criticas, elogios e sugestões!!! Indique novas opções de leitura para o Blog!!! Compartilhe!!!